Histórico do Festival do Minuto

Breve histórico do Festival do Minuto

O Festival Universitário do Minuto, idealizado pelos professores Décio Bragança e André Azevedo, teve sua primeira edição no segundo semestre de 1999 na Universidade de Uberaba. O Festival inicialmente era realizado na Semana de Seminários promovida pelo curso de Comunicação Social da Uniube e tinha duas edições por ano.

O Festival Universitário do Minuto foi concebido com o intuito de popularizar, democratizar e possibilitar a difusão dos filmes criados por estudantes e pessoas da comunidade. Segundo o professor Décio Bragança, o festival busca fomentar a criatividade dos alunos e dar oportunidade para que suas ideias apareçam.

O Festival começou tímido. Na primeira edição, apenas dez vídeos foram inscritos e na segunda, sete. Já na terceira edição, houve 16 inscrições e daí em diante o Festival se consolidou.

A terceira edição ocorreu no segundo semestre do ano 2000 e o grande vencedor foi o vídeo “O Convidado Inesperado”, de Wladimir Carvalho, feito em computação gráfica. O segundo lugar ficou com o vídeo “Quo Vadis” de Flávio Fioles e Maviael Silva Júnior.
Na quarta edição, realizada no primeiro semestre do ano 2001, 28 vídeos foram inscritos. O grande vencedor foi o vídeo “Asmagoth trilogy- Fatal Box Versus Charlies Angels”, feito em equipe composta pelos alunos: Lungas Neto; Rene Jack; Luiz Felix; Luciano JG Corpus; Karla e Luiza Rabbit; Renata Ovni; Alex Araújo; Luiz Orione e Fred Marra. O segundo colocado foi o vídeo “Special Fucking Thunder Bottle” de Maurício, Djava e Kim.

Ainda em 2001, ocorreu a quinta edição do Festival do Minuto. Dessa vez, atendendo a pedidos, o Festival do Minuto já era dividido em categorias. O grande vencedor foi o vídeo “Peixe-Vida”, de Alexandro Alvarez e Wagner Fonseca. Já o vídeo “A viagem”, de Ralfer Zaidan e Mizael Aguiar, foi o vencedor da categoria Humor e levou também o prêmio Menção Honrosa do Público.

Na categoria Reportagem, “O Mundo das Diferenças”, de Fábio Lacerda e Ralfer Zaidan, levou o troféu. Na categoria Drama, “Detalhe Humano” foi o vencedor com a produção de Mirian Lins Caetano e Ralfer Zaidan. Finalmente, na categoria Vídeo Institucional, “Children”, de Fabiano Benevenuto e Mizac Limírio, garantiu com o troféu.

Em 2003, ocorreu a 7ª edição do Festival Universitário do Minuto. Dessa vez, vinte trabalhos foram inscritos em cinco categorias e a presença da comunidade acadêmica foi maciça, assim como da comunidade uberabense. Mais de duzentas pessoas compareceram ao anfiteatro onde foi realizado o Festival.

O grande vencedor foi Luis Felipe Pimenta Rodrigues com o vídeo “Engano”, que tinha como slogan “Pedofilia não é brincadeira”, que lhe rendeu o troféu Mário Palmério. Na categoria Publicidade Institucional, o vídeo “Proximidade” levou a melhor. Na categoria Reportagem, venceu o vídeo “Uberaba: Cidade number one”.

Um fato curioso da sétima edição do Festival aconteceu nas categorias Humor e Educacional Científico, onde os jurados decidiram não premiar nenhum dos vídeos inscritos nessas categorias. Na categoria Animação, o vídeo “Em nós” levou o troféu. Por fim, a Menção Honrosa do Público ficou com o vídeo “O Homem Moderno”, produzido
pela aluna Bruna Justino.

A oitava edição do Festival ocorreu em outubro de 2004, com vinte e dois vídeos inscritos. O grande vencedor foi o vídeo “Enxergue além”, produzido por alunos do oitavo período do curso de Publicidade e Propaganda. Na categoria Publicidade, a Agência Experimental Portfólio levou o troféu com uma campanha publicitária feita para a Associação de Combate ao Câncer de Uberaba.

“Ser Solidário, uma necessidade humana” foi o vencedor da categoria Drama. O vídeo foi produzido por alunas do segundo ano de Jornalismo. Na categoria Humor e Crítica Social, o vídeo “Corrupção” foi o mais votado pelos jurados.

Na categoria Animação, o vídeo “Seja você mesmo”, do aluno Fábio Ramalho, estudante do Ensino Médio, foi o vencedor. Por fim, na categoria Educacional, o aluno Maurício do Vale venceu com um vídeo que homenageia todos os dias das mulheres.

Na última edição do Festival Universitário do Minuto, em 2007, “Salvar Como”, de Tobias Ferraz, Vinicíus Ribeiro e Diego Aragão, foi o grande vencedor. E em outubro próximo, após dois anos, o agora intitulado Festival do Minuto Uniube volta com força total, completamente remodelado.

Aguarde!