Regulamento

REGULAMENTO - EDIÇÃO 2012


Art.1º - A 15ª. Edição do Festival do Minuto da UNIUBE será promovida pelo curso de Comunicação Social, no dia 4 de outubro, a partir das 19h, no anfiteatro Colégio N. S. das Dores, em Uberaba/MG. 

Art. 2º - O Festival tem como objetivos: I - criar novos espaços de expressão; II - integrar os universitários de vários cursos; III - incentivar a produção de cultura, ciência e arte; IV - oportunizar o exercício da liberdade e da criatividade; V - apresentar a toda a comunidade recentes realizações de vídeo; VI - estimular o desenvolvimento da produção audiovisual na UNIUBE e nas Escolas Secundaristas de Uberaba. 

Art. 3º - O Festival terá duas categorias: Universitário e Secundarista, subdivididas em modalidades, conforme exposto no art. 14º. 

Art. 4º - Podem participar do festival os seguintes candidatos: a) Alunos da UNIUBE devidamente matriculados; b) Egressos do curso de Comunicação Social, formados no 2º semestre de 2011 e no 1º Semestre de 2012; c) Alunos do ensino médio, matriculados em escolas públicas ou particulares; d) Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, desde que tenha na equipe pelo menos um estudante matriculado na UNIUBE; 


Da Inscrição 

Art. 5º - As inscrições deverão ser feitas no período de 3 a 21 de setembro, quando deverão ser entregues os vídeos concorrentes copiados para um CD ou DVD devidamente identificados com o nome da equipe, título do vídeo e categoria/modalidade, em envelope lacrado, com uma cópia da ficha de inscrição dentro e outra colada no envelope. Parágrafo Único: - As categorias Universitário e Secundarista farão as inscrições na secretaria do Curso de Comunicação Social da UNIUBE, bloco L, sala 2L 03, no horário das 14h às 21h, de segunda a sexta-feira. 

Art. 6º - Só poderão concorrer vídeos inéditos, produzidos nos formatos: .wmv, .mov, .mpg/mpeg, .avi, DVD, miniDV ou DVcam e copiados para DVD ou CD. Os vídeos devem ter a duração de, no máximo, 60 (sessenta) segundos. Haverá tolerância de 15 (quinze) segundos, no início ou no final do vídeo, reservados aos créditos da equipe. Parágrafo Primeiro – Cada equipe das categorias Universitário e Secundarista poderá ter, no máximo, oito integrantes. Parágrafo Segundo – Um mesmo trabalho não poderá concorrer em mais de uma categoria e/ou modalidade, no entanto, uma mesma equipe pode concorrer com mais de um trabalho. 

Art. 7º - As cópias dos vídeos não serão devolvidas e farão parte do acervo da Universidade de Uberaba, podendo ser exibidas em programações sem fins lucrativos; nos canais do Vimeo e do YouTube do curso de Comunicação Social; no Portal da Comunicação e demais veículos laboratoriais do curso de Comunicação. Da Pré-seleção e Julgamento 


Art. 8º - Os vídeos inscritos passarão por uma pré-seleção realizada por uma equipe técnica, formada por profissionais da própria Universidade, em que não haverá a presença do público. A decisão dessa comissão é soberana. Nesta pré-seleção serão escolhidos até 50 vídeos, que serão distribuídos entre as duas categorias. Parágrafo Único – Em cada modalidade, de cada categoria, deverá haver pelo menos dois vídeos inscritos, sob a pena de extinção dela, no presente festival.

Art. 9º - Os critérios para a pré-seleção dos vídeos serão: a) Criatividade e originalidade; b) Roteiro (história e direção); c) Qualidade Técnica (produção e pós-produção: fotografia, som, montagem e edição, mixagem); d) Moral e ética (mensagem final deixada pelo vídeo); e) Respeito ao tempo máximo de 60 segundos. 

Parágrafo Primeiro: Serão automaticamente eliminados os vídeos que abordarem assuntos que remetam a pornografia, que agridam de alguma forma grupos étnico, social ou religioso, que façam apologia ao uso de drogas, ou a violência e, que explicitem algum favoritismo político.

Parágrafo Segundo: A lista dos classificados será divulgada no Portal da Comunicação a partir do dia 27 de setembro. (www.comunicacao.uniube.br)

Art. 10º- O julgamento do Festival será feito por uma comissão formada por profissionais da comunicação e de outras áreas. A decisão do júri é soberana. 

Art. 11º - As despesas de produção dos vídeos ficam a cargo do concorrente. O curso de Comunicação Social da UNIUBE não está obrigado a disponibilizar os laboratórios de vídeo e edição, assim como cinegrafistas e demais técnicos para a execução dos trabalhos.

Da Premiação

Art. 12º- Haverá um vencedor em cada modalidade, conforme previsto no art. 14º. 

Parágrafo Primeiro - O vídeo que receber do júri a maior pontuação entre todos os vídeos da categoria Universitário receberá o prêmio de “Grande Vencedor”. Para tanto, ele não poderá ser premiado na modalidade em que está inscrito. O grande vencedor da categoria Universitário receberá o Troféu COM3 Vídeo Minuto Grande Vencedor.

Parágrafo Segundo - A categoria Secundarista terá um único vencedor “Melhor Vídeo Minuto Secundarista”.

Art. 13º - Todos os vídeos, de todas as categorias da mostra competitiva concorrerão ao troféu COM3 de Menção Honrosa do Público, que será escolhido por aclamação do público, presente no dia do Festival do Minuto UNIUBE. E todos os concorrentes receberão certificado de participação no evento. 

Art. 14º - Serão conferidos os seguintes prêmios por modalidade: Categoria Universitário: Modalidades: Ficção: Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Ficção Animação: Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Animação Publicidade e Propaganda: Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Publicidade e Propaganda Videorreportagem: Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Jornalismo Cidadania: Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Cidadania 

Categoria Minuto Secundarista
Troféu COM3 Melhor Vídeo Minuto Secundarista

Parágrafo Único - Entende-se por Ficção: vídeo realizado a partir de uma narrativa imaginária, irreal, ou referido a obras, criado a partir da imaginação do autor, que pertencem a um dos seguintes gêneros: comédia, drama, ação e terror. Entende-se por Animação: computação gráfica, desenhos, manipulação quadro-a-quadro. Entende-se por Cidadania: vídeos educativos, estímulo à cidadania e responsabilidade social. Entende-se por Publicidade e Propaganda: vídeos publicitários de cunho comercial e institucionais para marcas, empresas ou serviços. Entende-se por Videorreportagem: histórias de vida, histórias local e regional, entrevistas, e demais matérias jornalísticas. 

Art. 15º - A participação no Festival implica a aceitação total pelo concorrente do presente regulamento. 

Art. 16º - Os casos não previstos no regulamento serão avaliados pela Comissão Organizadora, cuja decisão é soberana.